Comunicação Integrada

Data: 08/07/2025

Por que a sua marca precisa de todas as frentes trabalhando em conjunto?

A comunicação eficaz exige que todas as frentes: assessoria de imprensa, relações públicas, publicidade, influenciadores e mídia digital, falem a mesma linguagem e trabalhem em sinergia, especialmente em alguns casos como eventos, nos quais pode haver uma maior necessidade de gerenciamento de crise.

Os novos profissionais, em sua maioria, estão mais focados no digital, até porque eles já nasceram nessa era. O ideal é ter um mix de profissionais na equipe (jornalistas, publicitários, diretores de arte, redatores, revisores, videomakers e especialistas em marketing digital) combinando a versatilidade e o conhecimento dos mais juniores com a experiência e a bagagem dos mais sêniores, para que eles possam trabalhar juntos, integrando soluções que contemplem a visão do todo.

O trabalho da assessoria de imprensa é fundamental dentro do composto de marketing e não se resume a “produzir um release e disparar”. O bom relacionamento com jornalistas enaltece todo o trabalho de publicidade, pois a assessoria de imprensa anda lado a lado com o trabalho criativo, auxiliando na divulgação das informações e levando mais conhecimento a todos.

A publicidade também complementa as ações de mídia espontânea e relações públicas. A mídia digital é, por vezes, a que mais atrai clientes para a assessoria de imprensa. A agilidade da publicação digital é como um ponto de partida para o que ainda está por vir, abrindo os caminhos para uma campanha completa. Os veículos impressos e a mídia televisiva ainda são muito valorizados pelos clientes e devem ser contemplados para gerar maior alcance. Por isso, é preciso ter um equilíbrio no planejamento entre elas.

Os influenciadores digitais também são indispensáveis no composto de comunicação e as marcas desejam se posicionar bem com eles. Cada influencer tem um perfil diferente e alguns se encaixam perfeitamente na divulgação de determinadas marcas, produtos ou eventos.

O maior desafio de uma agência de marketing e publicidade é entender o cliente e quais são as suas necessidades para propor canais de mídia adequados, que transmitam a mensagem para o público-alvo, com assertividade.

Em 2022 fizemos uma ação que teve um grande destaque: foi o primeiro encontro de influenciadores da Bienal do Livro, que reuniu 140 influenciadores de literatura, ofereceu palestras (incluindo da Meta) e um press kit criativo, gerando alto envolvimento e sentimento de inclusão.

É por isso que essa sinergia entre áreas e especialidade se torna fundamental para a liderança e o desenvolvimento de soluções eficazes e profundas.

Uma grande prova disso é que a Bienal do Livro de 2022 gerou 640 milhões de reais em mídia espontânea, ou seja, sem investimento financeiro. E aí, esse número está bom para você?

Temos um podcast sobre a comunicação integrada, em um bate-papo descontraído com a Andrea Funk, Presidente da Communica Brasil, em que ela também fala sobre a parceria com a Rino & Partners para os resultados positivos da Bienal do Livro.

“2022 foi um super case de sucesso, em termos de comunicação a campanha foi maravilhosa e considerada a Bienal das Bienais. E agora, vocês vieram com outra campanha maravilhosa para este ano...”, enfatiza Andrea.

Acompanhe na íntegra

BUSCAR POST POR CATEGORIA

Nossa plataforma utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência de navegação. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.