A ARTE COMO DIFERENCIAL NA CONSTRUÇÃO DE MARCAS.

Data: 18/09/2025

Ela tem o poder de transformar. De mudar paisagens e quem passa por elas.

É capaz de provocar reflexões, curar feridas, despertar memórias e inspirar mudanças.

Está na pele, no museu, nas ruas, na tela do celular, na voz de quem cantam e nas cabeças que criam. A arte está no cotidiano - e justamente por estar tão enraizada na vida real que ela também pode - e deve - fazer parte do universo das marcas.

Na Rino & Partners, acreditamos no potencial artístico como ferramenta de branding e desenvolvemos projetos que criam conexões reais com o público.

E por que a arte é um elemento estratégico?

  • Engajamento emocional: a arte surpreende, desperta interesse e gera encantamento. Estudos apontam que ela é capaz de ativar áreas do cérebro ligadas ao prazer e à recompensa, elevando a percepção da marca.¹

  • Percepção de valor e originalidade: pesquisas mostram que consumidores percebem marcas associadas à arte como mais autênticas, inovadoras e até luxuosas - funcionando como um fator de diferenciação estratégico.²

  • Amplificação orgânica: ao conquistar uma pessoa, você ganha compartilhamento espontâneo - ampliando awareness e vendas.

Exemplos reais: como incorporamos arte em nossas estratégias?

A Rino & Partners foi responsável por criar a nova identidade visual da Fuvest - um símbolo de renovação, inclusão e acesso ao conhecimento. E para dar vida a esse conceito, transformamos a sede da instituição em uma galeria a céu aberto: um mural artístico criado em parceria com a Cria Graffiti, que reforçam o propósito educacional da marca.

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Já na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, criamos a campanha de comunicação da 27ª edição e também apostamos em experiências com arte para engajar o público.

Também com apoio da Cria Graffiti, produzimos 150 malas customizadas à mão com estética de street art para presentear influenciadores - um kit que viralizou nas redes sociais. Além disso, promovemos um painel pintado ao vivo durante o evento, envolvendo o público e reforçando o poder transformador da leitura.

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Quer ver e saber mais?

Assista ao episódio da Rinosfera com Rafa Sando.

Um bate-papo leve, no qual falamos como transformamos arte em ferramenta de branding - desde projetos urbanísticos até ativações de marca com estética autoral.

Gostou de tudo o que viu?

Nós também podemos aplicar esse olhar artístico na sua marca, de forma assertiva e relevante ao seu público.

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